quinta-feira, 10 de setembro de 2009

SEISCIDADES.duasrodovias.CENTOENOVENTAesetekilômetros.em.NOVEhoras

Diário de Bordo_Dia 02

Quarta-feira, 09 de setembro de 2009, depois do vento frio na praça com pastel de frango e coca da noite anterior, acordamos às 6 e meia e fomos os primeiros a chegar no café da manhã do hotel Lua. Cuscuz, inhame, aipim, ovos, café e leite. Levanta da mesa, paga hospedagem, pega nota, cumprimenta e agradece por tudo – principalmente a internet – entra no carro e vai.

Vai em direção ao cruzeiro da cidade. O topo da montanha. Ao lado das antenas fomos fazer planos gerais de Euclides da Cunha. O sol ainda um pouco tímido, mas rolaram bons planinhos fechados da cidade e de uma capela sombria e abandonada que tinha lá em cima do morro.

Parecia ter tido alguma cerimônia a alguns dias. Quadro espalhados pelo chão, cera de velas coloridas derretidas, altares com imagens e clima denso. Câmera na mão e passeio pelas telas sagradas. Êparê Saravá e Aleluia!

Saindo de Euclides; destino Monte Santo; 38Km via BA-220 (em ótimas condições). Salve Othon Bastos, Gláuber Rocha e o eterno conselheiro Antônio. Linda praça e lindo paredão de pedras ao fundo, que faz lembrar A Montanha Sagrada de Alejandro Jodorowsky e o próprio mise èn scene de Rocha em Deus e o Diabo. Missão cumprida, destino: Cansanção. BA-120, 34 Km (ótimas condições tb).

Na chegada, um terreiro de Ogum Negê com parede verde, letras azuis, telefone Telemar (para linkar com as letras) e a bandeira branca no topo. Ah, detalhe, a estrela de Davi simetricamente acima da porta de entrada.

Cansanção. Cores, corredores, profundidade de campo, desfoque ao foco, flutuando e investigando em tele. Milho assado, manequins, guarda-chuvas (coloridássos). Lindo, vamo nessa! Rumo Nordestina.

22 Km ao Sul da BA-381 e mais 16 Km a Leste depois da quebrada. 13 horas e 32 minutos, no entroncamento de Nordestina um confere no mapa. Fata Morgana em detalhe, planinhos do marco de entrada e avante. Devia estar uns 40ºC, calor monstro. Água. Asfalto.

No início dos 16 km de acesso à Nordestina, mais um presente de viajem surge à nossa frente. Um casal do velhinhos perecem voltar para casa na roça montados em seus burrinhos. Alguns sacos e um cão guia. Cliques.

Em baixo do arco amarelo e azul na entrada da cidade, o conceito de homem-máquina posou para nós. Homens trabalhando com tratores e rolos de asfalto. Tilts, Pans, Planos detalhes e mais fata Morgana. Mais para dentro, igrejinha frontal, lagoinha ao lado, pessoas com roupas coloridas que passam... avante!

Depois de Nordestina, destino: Queimadas. Depois dos 16 Km de retorno ao entroncamento, mais 25, de volta a BA-381. A saída de Nordestina tem um trecho de uns 10 Km em recapeamento.

No caminho, as primeiras fibras aparecem! Ainda não tínhamos encontrado a força do sisal no Norte do território, a concentração maior está no Sul (nos entornos de Valente). Na estrada, um caminhão carregado de fibra bruta nos é ofertado. Mais um presente! Salve.

Queimadas, extremo oeste, limite do território 04, o Sisal. Faltavam 15 minutos para as quatro da tarde quando entramos na cidade. O calor parecia três vezes maior. Queimados. Praça, igreja e busto. REC e corta. Algumas fotos no cemitério e avante. Rumo Santaluz, BA-120 sul.

A fibra começava a se manifestar cada vez mais forte, cada vez mais presente. O conceito do filme começa a entrar em foco. Sisal, fibra, verde, branco, linha férrea, ferrovia, trilho, homens-máquina.

Em Santaluz parada para o almoço em dona Lúcia. Comida caseira da melhor qualidade e atendimento para colocar no bolso os serviços de Salvador (o que não é nada difícil, convenhamos...).

04 e quarenta da tarde, luz mágica começando... estação desativada, trilhos enferrujados, mato altinho e britas cinzas transbordando dos lados do trilho. Em quanto a luz ia caindo e a temperatura de cor ficando ainda melhor, o movimento de pessoas aumentava, resultado: plaininhos presentes! Telados que navegam de forma investigativa, acompanha os movimentos com correções de foco (solto e detalhista). Xeque.

Conclusão: um dia dinâmico e satisfatório.
06 cidades registradas, duas BAs percorridas (220 e 120), 197 Km desbravados em 09 horas de relógio (como se diz em Salvador).

Agora é só esperar que o Brasil não decepicione em Pituaçu. El loco Bielsa e o mago Valdivia podem trazer surpresas. Deixa eu ir, parece que a novela vai terminar, ufa!

Fui.

Vianna
seiscidadesduasrodoviasecentoenoventaesetekilômetrosemnovehoras

Nenhum comentário:

Postar um comentário